Acompanhe aqui as atividades realizadas pela equipe de Revisão do Plano Diretor de Nova Lima

Audiência Pública de Apresentação do Diagnóstico Territorial de Nova Lima (29/11/2022)

No dia 29/11/2022 foi realizada no Teatro Municipal Manoel Franzen a Audiência Pública de Apresentação do Diagnóstico Territorial referente à revisão o Plano Diretor de Nova Lima.


Dada a importância deste importante instrumento, a revisão do Plano Diretor deve ser feita de forma democrática e participativa, por meio da atuação conjunta entre Poder Público e população.


Para continuidade do diálogo e da construção do novo Plano Diretor de Nova Lima, hoje será apresentado o diagnóstico que vem sendo elaborado desde abril, a partir das leituras técnica e comunitária da realidade territorial do Município.


Clique AQUI para ter acesso a apresentação da Audiência Pública e confira abaixo os registros fotográficos desse importante momento de participação social.



Planejamento Oficinas Comunitárias

No dia 03/03/2022 a equipe de mobilização da Fundação Gorceix esteve no território de Nova Lima realizando visitas estratégicas para a realização das oficinas (leitura comunitária) que acontecerão nas seguintes regiões: Sede; Vila da Serra; Jardim Canadá; São Sebastião das Águas Claras (Macacos) e Honório Bicalho.

As Oficinas têm como objetivo fomentar as discussões sobre as características de nosso município, identificar as demandas e realizar trocas de experiências vivenciadas no dia a dia da população. Os resultados das oficinas irão compor o diagnóstico participativo e fazem parte da 2ª etapa dos trabalhos referentes à Revisão do Plano Diretor de Nova Lima.


Crédito da foto:


Reuniões Estratégicas | Desenvolvimento Econômico

No dia 09/03/2022 a equipe do Plano Diretor de Nova Lima e os integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, juntamente com a equipe de consultoria do Programa de Diversificação Econômica, estiveram reunidos no Espaço Plano Diretor para mais uma reunião com a pauta: “Interfaces entre o Plano Diretor de Nova Lima e o Programa de Diversificação Econômica”. Na reunião foram abordados pontos relevantes para fomentar o desenvolvimento econômico de Nova Lima.


Crédito da foto:


Visitas de campo no território de Nova Lima | Habitação

O Plano Diretor da cidade continua avançando. A equipe da Gorceix, fundação terceirizada pela Prefeitura a Revisão do Plano Diretor, realizou visitas técnicas nos dias 22, 23, 24 de fevereiro no território de Nova Lima para a coleta de dados que embasarão o plano. Desde então, os técnicos estão trabalhando nos bairros, levantando referências sobre o território, seus aspectos físicos, ambientais, de uso e ocupação do solo.


Por meio dos dados coletados nas visitas, a fundação elaborará um diagnóstico do município, quanto à demografia, economia, social, cultura e patrimônio, infraestrutura urbana, habitação, regularização fundiária, mobilidade urbana, aspectos urbanísticos, aspectos físico-territoriais e ambientais, aspectos jurídicos e institucionais, finanças públicas e capacidade de investimento.


As visitas de campo e o diagnóstico participativo integram a segunda etapa da revisão do Plano Diretor, que será feita em quatro fases.


Crédito da foto:



Oficina - Leitura Comunitária em Macacos (30/04/2022)


Oficina - Leitura Comunitária em Jardim Canadá (14/05/2022)


Oficina - Leitura Comunitária em Honório Bicalho (21/05/2022)


Oficina - Leitura Comunitária em Vila da Serra (11/06/2022)


Oficina - Leitura Comunitária na Sede (25/06/2022)