Nova Lima

O município

O Município de Nova Lima foi criado oficialmente em 1891, faz parte da região turística denominada como Circuito do Ouro e da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Possui uma área de 428,00 km², população de 97.378 habitantes (IBGE, 2021). Seu desenvolvimento urbano está intimamente ligado à presença da exploração mineral na região do Vale do Rio das Velhas já que, ao longo de toda sua história, a mineração atraiu para o município operários vindos de diversos locais e, sobretudo, das regiões Norte e Nordeste do país, formando uma imagem intimamente ligada ao trabalho e à mineração.

De acordo com dados do IBGE (2021), Nova Lima possui um PIB per capita de cerca de 111,5 mil reais/habitante e o maior IDHM do Estado de Minas Gerais (0,813). Seu intenso processo de urbanização, que se iniciou em meados do Século XIX, fez com que hoje 97,82% da população deste município seja habitante de áreas urbanas. Por sua vez, o reduzido espaço rural não se relaciona essencialmente com o agrícola, mas principalmente com os ambientes naturais, parques e áreas de preservação e de importância para recarga hídrica da região. Ainda que o seu índice de desenvolvimento humano expresse uma boa qualidade de vida da população em geral, este valor contrasta fortemente com o grau de desigualdade social identificado no território. Em 2010, o Índice de Gini (que mede a concentração de renda em determinado local) apresentou um valor de 0,68, pior do que a média nacional e estadual.

Nova Lima faz parte do bioma Mata Atlântica, possui uma riqueza hídrica notável e desempenha um importante papel no abastecimento de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte, na medida em que possui mais de 800 nascentes e diversos cursos d’água que abastecem a Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. Dessa forma, o município possui em seu território um importante patrimônio ambiental e reserva de recursos naturais, situado sobretudo na unidade morfológica da Serra do Curral – integrante da Cordilheira do Espinhaço e protegida por tombamento pelo município de Belo Horizonte (IPHAN, 2018).

O território de Nova Lima também está inserido em grande parte na Área de Proteção Ambiental da Região Sul – APA Sul da RMBH, que se estende a uma área total de cerca de 165.000 hectares, abrangendo 13 municípios e duas das mais importantes bacias hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Rio São Francisco e Rio Doce).

Nova Lima se insere em uma região metropolitana e, portanto, todas as diretrizes, premissas e decisões a serem tomadas levarão em conta o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), legislações aplicáveis, em especial o Estatuto da Metrópole pela Lei Federal nº 13.089/ 2015 e Lei Complementar nº 88/ 2006 do Estado de Minas Gerais.